Resenha do filme “Os Piratas do Vale do Silício”

imagem vale do silicioResenha Crítica: “Piratas do Vale do Silício”

O filme demonstra claramente a situação de “sorte” no rumo tomado por Jobs e Gates. Coincidentemente, tanto um quanto o outro não concluíram a graduação e mesmo assim, conseguiram um destino de sucesso. Claro que foram caminhos distintos, mas que levaram todos os dois a chamada “classe dominante”, aos altos padrões da sociedade em que eles se integram.

Diríamos que o filme relata bem como funciona uma administração de empresa e acho que isto também pode se  enquadrar bem em uma administração escolar. Claro que, as pessoas são únicas e todos possuem qualidades e também defeitos. E com os protagonistas do filme não foi diferente. Critico a arrogância e talvez, acho que podemos chamar de falta de caráter, do Steve e do Bill, pois acredito que podemos sim conseguir o que queremos (no caso deles também o que não queremos), sem precisar “roubar” nada de ninguém, sem precisar mentir e subestimar as pessoas que nos cercam.

Associando o filme a Educação, podemos pensar por aí, a questão da cidadania, da ética, elas não precisam se perder para que um planejamento de certo. Respeitar o próximo, ter organização e principalmente, o conhecimento, são fundamentais para um indivíduo que se integre a sociedade e que sejam bem vistos por ela. Digo principalmente o conhecimento para ressaltar a questão da evasão dos dois na universidade. Não se deve abandonar a educação, afinal, isso é um grande investimento. E se queres ser um profissional de sucesso, seja lá qual for sua área, invista!

Existe uma cena do filme em que Bill Gates cita uma frase de extrema importância no meu ponto de vista: […] “Para que algo de certo, precisamos fazer com que as pessoas precisem do nosso serviço para sobreviver” […] Acredito que funciona assim mesmo na área educacional, a intenção é que tanto os alunos, quanto seus pais, tem que concluir que nosso serviço é de fundamental importância para a educação de seu filho, temos que dar o melhor de nós para que nos prefiram. Existe a concorrência de mercado e na área educativa não é diferente, sendo assim, precisamos do diferencial, precisamos se fazer especial.

O filme deve ser visto e discutido em qualquer ambiente educacional e trás, com certeza, uma reflexão sobre como caminhar, como se educar, como vencer!

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: